Alimentacao saudavel para criancas 4 dicas para uma boa nutricao

    Alimentação saudável para crianças: 4 dicas para uma boa nutrição

    Quando se trata de uma alimentação saudável para crianças, praticamente todo mundo sabe: vem desafio pela frente! Convencer os pequenos a comer de uma forma balanceada e equilibrada nem sempre é fácil, mas continua sendo importantíssimo. Por isso, além de informações sobre o assunto, é preciso buscar meios de tornar as refeições mais atrativas.

    Com paciência, persistência e um pouco de criatividade, dá tudo certo. Para facilitar a sua vida, nós elencamos algumas dicas que você não vai querer perder sobre como transformar a nutrição das crianças em algo mais saudável e chamativo. Então, vamos logo ao ponto? Aproveite!

    Por que é importante cuidar da alimentação infantil?

    A infância é uma fase desafiadora no que diz respeito à qualidade da alimentação. Isso porque as crianças ainda não estão com o seu paladar totalmente desenvolvido e, por isso, podem ser intolerantes a alguns sabores. Isso ocorre, especialmente, quando os responsáveis não estimulam uma variedade maior durante as refeições e a familiaridade com esses gostos mais incomuns.

    Algumas crianças não gostam de frutas, verduras e legumes, por exemplo, que são cheios de nutrientes e vitaminas importantes para quem está em pleno crescimento. Por isso, é importante redobrar os cuidados com os alimentos nessa etapa da vida para garantir que não falte nenhum nutriente fundamental para o desenvolvimento saudável desses pequenos organismos.

    Como deve ser uma alimentação saudável para crianças?

    Uma alimentação saudável para crianças é aquela variada o suficiente para fornecer todos os nutrientes de que ela precisa. Além disso, é interessante que ela seja colorida e saborosa, o que torna as refeições mais divertidas e atrativas.

    A composição nutricional dos pratos deve considerar as necessidades de cada faixa etária que, acredite ou não, vão oscilando com o tempo. Cada etapa da vida exige uma quantidade diferente de nutrientes para promover o desenvolvimento certo do corpo e da mente.

    Como tornar a nutrição das crianças mais saudável?

    Para garantir uma alimentação saudável para a criança, é importante dar atenção a alguns itens. Para não perdê-los de vista, elencamos os principais, a seguir. Então, fique de olho!

    1. Diversifique as opções

    Se até mesmo os adultos enjoam de comer sempre as mesmas coisas, imagine uma criança. É importante ter uma variedade de pratos para oferecer no decorrer da semana. Por isso, uma das melhores formas de manter uma alimentação com nutrientes variados é elaborar um cardápio com antecedência.

    Assim, você não perde tempo durante a semana pensando no que fazer, e pode providenciar todas as compras de uma vez só. Outro benefício é que você pode incorporar receitas saborosas para chamar a atenção dos pequenos.

    2. Ofereça uma grande quantidade de nutrientes

    Quantidade e variedade de nutrientes é algo muito importante para o corpo realizar todas as suas funções. É natural que as crianças gostem muito de carboidratos, como arroz, batatas e massas. Mas também é interessante ir além desses alimentos.

    É preciso consumir proteínas, como carne, leite e queijos. Também é fundamental introduzir legumes e verduras de cores variadas, ricos em diversos nutrientes. As folhagens podem ser incorporadas aos poucos, já que costumam provocar mais resistência dos pequenos.

    3. Não se esqueça das vitaminas

    Uma ótima ideia para incluir uma grande quantidade de vitaminas na dieta da criança é por meio de frutas e verduras batidas no liquidificador. Assim, você pode brincar com as combinações, disfarçando alguns sabores com outros e facilitando o consumo de certos itens.

    Uma opção para complementar a ingestão de nutrientes de uma forma saborosa é oferecer Sustagen Kids, que tem 27 vitaminas e minerais que, junto a uma alimentação equilibrada, podem fortalecer a nutrição dos pequenos.

    Experimente algumas receitas com o complemento, como:

    4. Não proíba nenhum alimento

    A proibição de determinado alimento pode aumentar o desejo da criança por consumi-lo. Doces, fast-foods e snacks vão fazer parte da lista de desejos dos pequenos, provavelmente. Então, a dica é conversar com a criança e explicar que o consumo dessas guloseimas pode trazer prejuízos à saúde.

    Eles podem ser consumidos ocasionalmente, em horários adequados e em quantidades suficientes para não atrapalhar o apetite da próxima refeição, bem como não trazer prejuízos à dentição. Lembre-se de que o seu comportamento frente a esses alimentos também está sendo observado pelas crianças.

    Quantas refeições por dia é preciso dar para uma criança?

    Você pode oferecer uma combinação de cinco a seis refeições por dia para a criança, desde que elas incluam alimentos de diferentes grupos, como:

    • cereais: como pães, arroz, aveia, batata, macarrão;
    • frutas: como maçã, banana, laranja, pera;
    • verduras e legumes: como cenoura, brócolis, alface, abobrinha;
    • carnes e ovos;
    • leguminosas: como feijão, ervilha, lentilha;
    • laticínios: como leite, iogurte, queijo;
    • óleos vegetais: como azeite de oliva.

    Com todas essas opções, os pequenos podem comer, aproximadamente, a cada três horas, estabelecendo horários fixos diariamente.

    Como você viu ao longo do conteúdo, é muito importante ficar atento à forma como as crianças estão se alimentando. Não é porque comem de tudo ou em quantidades maiores que está bem alimentando ou nutrido. Não se esqueça que, enquanto adulto, a responsabilidade de zelar pela qualidade do que as crianças consomem é sua.

    Lembre-se, também, de que as crianças aprendem pelo exemplo. Por isso, é importante investir em uma mesa com várias opções de alimentos e comer, você mesmo, todos eles. Assim, a criança vai se acostumar desde cedo a comer pelo menos um pouco de tudo, o que vai manter a alimentação completa.

    Se você gostou de saber mais sobre alimentação saudável para crianças, além das das dicas que elencamos, precisa conferir as receitas deliciosas que você pode fazer para os pequenos. Conheça as receitas especiais com Sustagen Kids!

     

    REFERÊNCIA:

    Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia. – 4ª. ed. - São Paulo: SBP, 2018.

    Este produto não substitui a alimentação saudável e balanceada. Seu consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Consulte sempre um médico ou nutricionista. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

    Layout:

    As pessoas também leem

    Sustagen Kids: para que serve, benefícios e vantagens na nutrição das crianças

    Como está a nutrição dos seus filhos? Leia nosso guia sobre o Sustagen Kids e cuide do seu bem mais precioso!

    Sustagen Kids engorda? Entenda mais

    Você já se perguntou se o Sustagen Kids engorda? Saiba a resposta e tire outras dúvidas sobre o assunto!

    RECEITAS