Lancheiras saudáveis e saborosas - Dicas valiosas para organizar a sua semana
A infância é um período muito importante no crescimento e desenvolvimento da criança, incluindo a construção de uma boa alimentação. Assim, alimentos diversos e de qualidade são importantes, não somente para a nutrição dos pequenos, mas também para hábitos saudáveis que serão levados por toda vida.
Vamos conversar sobre uma das refeições que seu filho mais gosta? Já sabe qual é? Sim, a hora do lanche! Este momento precisa ser nutritivo e prazeroso, por isso, escolher combinações que tornem o lanche mais saudável para levar à escola, e que ao mesmo tempo seja atrativo, é essencial para incentivar hábitos saudáveis desde cedo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a lancheira ideal deve conter:
-
1 porção de alimento fonte de carboidratos
-
1 porção de alimento fonte de proteínas
-
1 porção de frutas
-
1 bebida
As quantidades devem ser adaptadas à idade da criança, respeitando seus sinais de fome e satisfação.
Os alimentos fonte de carboidratos são indicados principalmente para fornecer energia. São esses alimentos que vão ajudar seu filho a ter mais disposição para as tarefas do dia, incluindo os momentos de aprendizado e brincadeiras. Você pode oferecer diferentes tipos de pães, cereais, biscoitos, torradas e bolos. Sempre que puder, opte pelas versões integrais destes alimentos, pois possuem mais fibras.
Para os alimentos fonte de proteínas, você pode incluir leite e derivados, como iogurtes e diferentes tipos de queijos (branco, prato, muçarela, requeijão, cottage). Ainda, aos poucos você pode inserir na alimentação do seu filho alimentos mais combinados e alternativos, como os patês caseiros de frango ou atum e até mesmo ovinhos de codorna. As proteínas são importantes no momento do lanche, pois proporcionam saciedade ao seu filho e são essenciais para a construção dos músculos, órgãos e tecidos do corpo.
Em relação às frutas, precisamos escolher aquelas que duram na lancheira sem perder cor, textura e sabor. Elas já devem ser previamente lavadas, pois as crianças na correria da hora do lanche podem esquecer esse detalhe tão importante. Algumas opções práticas e saborosas são banana, uva, maçã e morango.
Por fim, mas não menos importante, a criança precisa de um líquido para acompanhar a refeição do lanche. A hidratação é essencial ao corpo e deve ser constante, por isso, aposte em garrafinhas reutilizáveis que seu filho curta. Incentive que esta garrafinha esteja sempre com água, mas tudo bem se uma vez ou outra vier com sucos, chás e água de coco.
Lembre-se de priorizar alimentos que seu filho gosta, para que o momento seja de felicidade, nutrição e prazer. Precisa ser uma refeição que traga conforto e praticidade para a criança, então aposte em alimentos que já ofereceu em casa, a lancheira não é momento para novidades!
Se tiver tempo, deixe a criatividade fluir e monte combinações de cores e formatos diferentes dos alimentos. Chame seu filho para participar e observe como ele se sente valorizado por fazer parte deste momento de escolha, que afinal, é todinho dele.
E, se quiser deixar esse momento ainda mais especial, converse sobre a importância de compartilhar os alimentos, já que não é uma habilidade natural das crianças, mas sim aprendida. Para isso, traga opções de pratos que possam dividir com os amiguinhos, é diversão garantida! Incentive essa prática!
Referências Bibliográficas
As pessoas também leem
4 grupos de alimentos para incluírem no dia a dia das crianças.
Promover refeições balanceadas é, sem dúvida, uma das formas mais importantes de cuidar da saúde do seu filho.